Loja

Logo Apae
Logo Apae

  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

Está chegando o XI Festival Nacional Nossa Arte

Assessoria de Comunicação

30/10/2019

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

Manaus sediará, no período de 19 a 21 de novembro, o XI Festival Nacional Nossa Arte, promovido pela Federação Nacional das Apaes. O evento reunirá cerca de 1.100 alunos artistas de 23 delegações de todo o Brasil em apresentações de dança, música e exposições de trabalhos de Artes Visuais, Artes Literárias e Artesanato. Em paralelo, também será realizado o 4º Encontro Nacional de Autodefensores.

O Festival, que está em sua 11° edição, tem como objetivo a inclusão de artistas com deficiência intelectual e múltipla atendidos pela Apae. “O festival é uma forma de tornar o mundo das artes acessível a essas pessoas, o que é importante para o desenvolvimento pessoal por meio do estímulo a aprendizagem”, explica o presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi.


A preparação para o Festival, que acontece a cada três anos, é intensa. Cada delegação realiza seu Festival Estadual Nossa Arte, onde são selecionados os trabalhos. A partir de então os artistas se dedicam para apresentarem o melhor projeto no Festival Nacional. “Apesar das limitações inerentes a todo ser humano, o Festival vem mostrar que as pessoas com deficiências desejam um espaço na sociedade pois tem potencial e podem contribuir com o seu talento e expressões artísticas para a sua inclusão social através da arte. O resultado é um show de beleza e superação”, conta Turozi.


Programação
A abertura oficial do Festival acontecerá no dia 19 de novembro, às 19h, no ncentro de convenções do Studio 5. Nos demais dias, as apresentações começarão sempre às 8h e se estenderão por todo o dia, com entrada gratuita.


No segundo dia do evento, o público poderá prestigiar as apresentações de música e dança preparadas por alunos de diversas delegações. Apresentações de artes cênicas e dança folclórica marcarão o terceiro e último dia do Festival.

Encontro de autodefensores

No mesmo período acontecerá o 4º Encontro Nacional de Autodefensores, que reunirá 56 casais de todo país. Os autodefensores são considerados autoridades maiores de cada Apae, que tem o compromisso de levar a voz dos milhares de alunos das Apaes distribuídas pelo Brasil.


“São pessoas com deficiência intelectual ou múltipla que se organizam, estabelecem critérios de liderança para se fazer ouvir e terem as reivindicações levadas a sério”, explica José Turozi.


De acordo com a coordenadora nacional de Autogestão e Autodefensoria, Jaqueline Pilger, o encontro, que desde a segunda edição tem programação paralela ao Festival Nacional Nossa Arte, visa fortalecer o Movimento de Autodefensoria da Rede Apae. Além disso, o Encontro funciona como um pré-fórum, preparando assuntos e demandas para o Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família, que é realizado desde 2001, a cada três anos, em paralelo ao Congresso Nacional
das Apaes. “Nosso objetivo é o empoderamento da pessoa com deficiência, tornando-a protagonista de sua própria vida”, destaca Pilger.


A ideia é estimular o desenvolvimento da independência e autonomia da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, nas mais distintas áreas da vida cotidiana, bem como formá-las quanto aos seus direitos sociais e civis. Como resultado desse esforço, cada vez mais a própria pessoa com deficiência tem assumido a defesa de seus direitos e lutado pela melhoria da sua qualidade de vida.


Sobre as Apaes
A Apae é considerada o maior movimento social do mundo em sua área de atuação. Em todo o país, mais de 700 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla são assistidas pelas mais de 2.216 Apaes e coirmãs filiadas. A entidade tem o trabalho voltado para a promoção de saúde, inclusão escolar e cultural, além de apoio às famílias das pessoas com deficiência.

Somente no estado do Amazonas são atendidas mensalmente cerca de 10 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla. O estado conta com 14 Apaes, localizadas nos municípios de Autazes, Borba, Boca do Acre, Manaus, dentre outros.

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!